Instruções e Políticas
PROCESSO DE SUBMISSÃO ONLINE
O processo de submissão é feito somente pela página da revista, no endereço: http://www.faar.edu.br/sitenovo/nupe/
Leia o conteúdo das Instruções aos Autores, baixe os templates e prepare todo o material antes de iniciar o processo de submissão.
O periódico utiliza o sistema de avaliação por pares, preservando o sigilo, com omissão dos nomes de avaliadores e autores.
Os manuscritos submetidos que se encontram adequados às normas de publicação são avaliados pelo Conselho Editorial quanto à adequação ao escopo da revista, originalidade e contribuição com o avanço do conhecimento.
Os manuscritos submetidos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião dos Editores da revista.
FORMATO E ESTRUTURA DOS MANUSCRITOS
Os manuscritos devem ser apresentados em arquivo do Microsoft Office Word®, formato A4, margens de 2,5 cm, letra Times News Roman fonte 12 e espaçamento entre linhas 1,5 em todo o texto, incluindo tabelas e quadros. Não devem ser enviados arquivos em formato pdf.
Serão aceitos textos nos idiomas português, espanhol e inglês. O inglês e o espanhol deverão vir com certificação de tradutor.
TIPOS DE MANUSCRITOS CONSIDERADOS PARA PUBLICAÇÃO
Artigos Originais
São manuscritos que apresentam resultados de pesquisa inédita, de natureza qualitativa ou quantitativa. Estes manuscritos devem ter, no máximo, 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Devem conter: Introdução com objetivos ao final; Métodos com tipo do estudo, população e amostra, local do estudo, coleta de dados com data, análise dos dados, procedimentos éticos; Resultados (separados da discussão); Discussão; Limitações do estudo e Contribuição para a prática ao final, em subitem separado; Considerações Finais ou Conclusão. Referências – limitadas a 35 (trinta e cinco). Serão aceitos até 8 (oito) autores.
Artigos de Revisão
São manuscritos elaborados a partir de estudos de revisão narrativa, integrativa, sistemática, de escopo (scope review), com ou sem metanálise. Deverão conter no máximo 3.500 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Não há limite de referências e, no máximo, oito autores. Os Resultados deverão contém os quadros com o fluxograma das etapas da revisão e quadro sintético dos achados (nome do periódico, ano de publicação, autores, título do artigo, local de publicação, nível de evidência, principais resultados e todos devem estar referendados). Devem conter: Introdução com objetivo ao final; Métodos; Resultados (separados da discussão); Discussão; Limitações do estudo e Contribuições para a prática em subitem separado; Considerações Finais; Referências (não há limite de referências).
Relato de Experiência
São manuscritos que apresentam um relato de caso, situação da prática profissional ou inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.
Devem conter: Introdução, com o objetivo ao final; Métodos com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, participantes envolvidos na experiência e os aspectos éticos; Objetivos da Experiência; Descrição da Experiência: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; Principais resultados alcançados; Limitações da experiência; Contribuições para a prática; Considerações Finais ou Conclusão; Referências (limite de 15 referências).
Relato de Experiência de Inovação Tecnológica
São manuscritos que apresentam uma inovação tecnológica, relacionados ao ensino, à assistência, extensão universitária, pesquisa, participação política e/ou gestão/gerenciamento, de interesse para a atuação profissional, discutindo estratégias de intervenção e avaliação da eficácia. Deverão conter no máximo 3.000 palavras, excluindo títulos, resumos, descritores e referências. Com limite de 15 referências e oito autores.
Devem conter: – Introdução, com o objetivo ao final; – Métodos com os seguintes tópicos: tipo de estudo, cenário do estudo, período de realização da experiência, participantes envolvidos na experiência e os aspectos éticos; – Objetivos da Inovação; – Descrição da Inovação: momentos, ações e práticas desenvolvidas, decisões, tecnologias ou estratégias utilizadas; – Principais resultados alcançados com as limitações da inovação e contribuições para a prática ao final em sub item separado; – Considerações Finais ou Conclusões; – Referências (limite de 15 referências).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SUBMISSÃO
Modelos Arquivos (Templates) disponiveis no site: http://www.faar.edu.br/sitenovo/nupe/
- Manuscrito - Template
1 – FOLHA DE ROSTO
– deve ser enviada separadamente do artigo EM ARQUIVO NO FORMATO MICROSOFT WORD (NÃO usar formato PDF).
A Folha deverá conter, obrigatoriamente:
– Identificação do Tipo de Artigo que corresponde o manuscrito submetido;
– Título do manuscrito, conciso e informativo, em caixa alta, com no máximo 15 palavras. Não devem ser utilizadas abreviaturas, siglas ou localização geográfica da pesquisa.
– Nome completo dos autores, sem abreviações, numerados em algarismos arábicos sobrescritos. Os autores deverão seguir a forma como seus nomes são indexados nas bases de dados e inserir o número de registro ORCID ao lado do nome de cada autor, entre parênteses. O cadastro no ORCID pode ser feito no www.orcid.org.
– Afiliação dos autores: instituição de vínculo atual, considerando a maior hierarquia institucional, cidade e estado, seguindo a ordem da numeração arábica dos nomes dos autores;
– Indicação do autor correspondente (nome, e-mail);
– Contribuições dos autores, recomendam - se as seguintes contribuições: a) concepção e/ou desenho do estudo; b) coleta, análise e interpretação dos dados; c) redação e/ou revisão crítica do manuscrito; d) aprovação da versão final a ser publicada;
– Agradecimentos, se houver. Informações sobre as fontes de financiamento devem ser incluídas neste item.
– Informação se existe conflitos de interesse por parte dos autores; e
– Indicação de manuscrito extraído de dissertação, tese ou trabalho de conclusão de curso, informando título, ano de defesa, programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada, quando pertinente.
2 – DOCUMENTO PRINCIPAL
– Não deverá ter nenhuma identificação dos autores e o arquivo deve ser em WORD. Arquivos submetidos em pdf serão recusados e a submissão será arquivada.
– Tipo de artigo que corresponde o manuscrito, conforme o padronizado pela Revista;
– Título em negrito, nos três idiomas (português, inglês e espanhol), em caixa alta, sem siglas, sem local e sem tipo de estudo (como revisão integrativa ou relato de experiência), e com no máximo 15 palavras;
– Descritores, nos três idiomas (português, inglês e espanhol), separados por ponto e vírgula, com primeira letra em maiúscula.
Os descritores para área de saúde devem ser de três a cinco e de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS (http://decs.bvs.br) ou o Medical Subject Heading – MeSH (www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh).
– Resumo, nos três idiomas (português, inglês e espanhol), contendo: objetivo, métodos, resultados e conclusões, com no máximo 200 palavras. Não deve conter siglas e citações de autores. Ensaios clínicos deverão apresentar o número do registro no final do resumo.
– Corpo do manuscrito: Deve ser estruturado com Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Limitações do estudo, Contribuições para a prática, Conclusão ou Considerações Finais e Referências.
– A Introdução deverá abordar brevemente o problema estudado, justificando sua importância e as lacunas do conhecimento, com base na literatura nacional e internacional atualizada. O Objetivo, apresentado no final da introdução, deverá estabelecer a questão principal do estudo e ser idêntico ao apresentado no resumo.
– A revista adota as citações conforme ABNT NBR 10520:2023
– Os Métodos deverão ser apresentados em tópicos: Tipo de estudo (especificando a abordagem e o desenho); Local do estudo (descrever cenário, se pertinente); Participantes do estudo (população e amostra), com definição dos critérios de seleção (inclusão e exclusão); Coleta de dados – instrumento(s) e procedimentos de coleta (período de coleta e descrição das etapas); Procedimentos de análise e tratamento dos dados quanti e/ou qualitativos; Aspectos éticos (descrição dos aspectos éticos e incluir número do CAAE da Plataforma Brasil; NÃO é necessário o número de parecer do CEP).
* Não há necessidade de referenciar no texto as Resoluções 466/2012 ou 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, que trata das diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. No entanto, deve-se mencionar o seu cumprimento.
Pesquisas envolvendo animais, realizadas no Brasil, devem apresentar a documentação comprobatória de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa no Cuidado e Utilização de Animais, conforme estabelece a Resolução Normativa CONCEA 30/2016. Pesquisas envolvendo animais desenvolvidas em outros países (caso haja) devem apresentar a documentação ética do país de origem.
– Os Resultados deverão apresentar e descrever somente os dados encontrados, sem interpretações ou comentários. Poderão ser acompanhados por tabelas, quadros e figuras, destacando o que é mais importante, sem repetição de dados. Em caso de depoimentos (frases ou parágrafos ditos pelos participantes da pesquisa qualitativa), utilizar itálico e apresentá-los em novo parágrafo, com recuo à Direita, parágrafo 1,5 linha e letra 10. A identificação dos participantes da pesquisa deve ser codificada e estar entre parênteses, sem itálico, de forma a preservar a identidade dos mesmos. Nas tabelas, os dados de frequência absoluta e relativa devem ser apresentados em uma única coluna [Exemplo: n (%)].
– A Discussão deverá ser restrita aos resultados apresentados, enfatizando aspectos novos e relevantes observados no estudo e discutindo as concordâncias e as divergências com a literatura nacional e internacional.
– As Limitações do Estudo devem ser apresentadas de maneira sucinta em tópico específico.
– As Contribuições para a Prática devem ser apresentadas após as limitações do estudo, em um novo tópico, também de forma sucinta.
– A Conclusão ou Considerações Finais deverão ser claras e objetivas, respondendo diretamente aos objetivos e/ou hipóteses do estudo, com base nos resultados e na discussão. Não deverão conter referências.
– Referências – devem ser atualizadas (pelo menos 70% de artigos publicados em periódicos, nos últimos cinco anos, indexados em bases de dados nacionais e internacionais) e utilizando estilo ABNT NBR-6023 (2020).
4 – DOCUMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Anexar a autorização completa emitida CEP/Plataforma Brasil, onde consta o número do CAAE.
ILUSTRAÇÕES
– As Ilustrações (tabelas, quadros e figuras), limitadas a no máximo cinco, devem estar inseridas no corpo do texto, na ordem de apresentação, numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos. A numeração sequencial é separada por tabelas, quadros e figuras. O título das ilustrações deve ser breve, inserido na parte superior e as notas, quando necessárias, estarem após a identificação da fonte. Usar ponto para separar a denominação do título (Ex: Tabela 1. ou Figura 1.).
A apresentação das figuras devem seguir as orientações do NCBI/NIH/NIH, acessível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/pub/filespec-images/#fig-format.
Em caso do uso de fotos, os participantes da pesquisa não podem ser identificados sem apresentar permissão, por escrito (Termo de Autorização de Uso de Imagem), para fins de divulgação científica. As ilustrações precisam ser claras para permitir sua reprodução em 8 cm (largura da coluna do texto) ou 17 cm (largura da página), em alta definição (de 150 a 300 dpi).
Para ilustrações extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas, encaminhando-a na submissão dos manuscritos, como documento suplementar.
Não há necessidade de inserir a fonte quando as tabelas, quadros e figuras tiverem resultados do próprio estudo.
REFERÊNCIAS
As referências dos documentos impressos e/ou eletrônicos deverão seguir o Estilo ABNT NBR-6023 (2020).
A lista de referências deve ser enumerada consecutivamente, em algarismos arábicos, de acordo com a sequência em que os autores foram citados no texto.
É recomendado que, pelo menos, 70% das referências sejam de artigos publicados em periódicos, nos últimos cinco anos, indexados em bases de dados nacionais e internacionais.
Os autores devem evitar a citação de literatura cinzenta (documentos oficiais, livros, manuais etc.) não indexada e de difícil acesso à comunidade científica. Com exceção para referenciais teórico-metodológicos, estudos documentais e pesquisas históricas.
A revista aceita a citação de, no máximo, uma referência em preprint.
Referências de artigos de periódicos brasileiros bilíngues ou trilíngues devem ser citadas no idioma inglês.
A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.